14 de novembro de 2016
Fundação Getty patrocina projeto de conservação da Casa de Vidro

A Casa de Vidro de Lina Bo Bardi e sede do Instituto Lina Bo e P. M. Bardi é a única representante brasileira da arquitetura moderna entre os selecionados em 2016, que incluiu, nesta edição, obras na África e na ex-União Soviética.

 

Projetada e construída entre 1950 e 1952, a Casa de Vidro foi residência do casal Bardi por mais de 40 anos e seu principal interesse reside no papel de precursora de projetos públicos da arquiteta, altamente icônicos, como o MASP e o SESC Pompéia.

 

O programa Keeping it Modern, da Fundação Getty, apoia a realização de planos de gestão e manutenção dos bens históricos, elaborados a partir de estudos técnicos especializados.

 

Os projetos selecionados em 2016

 

  1. Casa de Vidro de Lina Bo Bardi (Brasil)
  2. Villa E-1027 de Eileen Gray (França)
  3. Biblioteca Infantil de Nickson e Borys (Gana)
  4. Primeira Igreja Presbiteriana de Wallace Harrison (Connecticut, Estados Unidos)
  5. Igreja Cristo Obrero de Eladio Dieste’s (Uruguay)
  6. Sevan Writers’ Resort de Gevorg Kochar e Mikael Mazmanyan (Armenia)
  7. Liverpool Metropolitan Cathedral de Sir Frederick Gibberd (Reino Unido)
  8. Ateliê de Gautam Sarabhai (India)
  9. Biblioteca Nacional de Kosovo de Andrija Mutnjakovic (Kosovo)

 

“Os projetos, com apoio do Keeping it Modern, foram selecionados não apenas pelo seu significado na arquitetura, mas pelo seu potencial para servir como  modelo, alavancando novas soluções e padrões no campo da preservação como um todo”, afirma Antoine Wilmering, da Getty Foundation.

 

“A cada ano, nós estendemos a abrangência global do Keeping it Modern, deixando claro que existe uma arquitetura moderna espalhada e distante, que merece ter sua conservação apoiada” diz Deborah Marrow, diretora da Fundação Getty.  Sobre as obras de Lina Bo Bardi e Eileen Grey, a diretora afirma que a Fundação está muito satisfeita em “reconhecer  as realizações de duas mulheres extraordinárias, que estenderam as possibilidades da arquitetura moderna”.

 

 

O projeto

 

 

Para a realização do Projeto, o Instituto Lina Bo e P. M. Bardi conta com patrocínio de U$195.000 da Fundação Getty e parceria com Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

 

Coordenado por Renato Anelli, professor e membro do Conselho do Instituto Bardi, o projeto está estruturado em quatro frentes e inclui especialistas em  preservação de arquitetura  e paisagismo,  gestão de patrimônio histórico e engenheiros na elaboração do plano de gestão da manutenção de toda a propriedade, composta pela casa, três anexos e uma área de sete mil metros quadrados de exuberante jardim com espécies nativas e exóticas.

 

O projeto envolve levantamento topográfico em 3D das construções existentes no terreno, ou seja, a Casa de Vidro, alteliê, Garagem e Casa do Caseiro. Este levantamento será realizado por Marcello Balzani do Laboratório DIAPRem (Development of Integrated Procedures for Restoration of Monuments), Università degli Studi di Ferrara, Itália.

 

O projeto prevê ainda a realização de Encontro Internacional para compartilhar resultados com pesquisadores e curadores de outras “casas de vidro”, tais como as de Philip Johnson, Mies Van Der Rohe e Charles Eames nos Estados Unidos.

 

 

Equipe

 

Coordenação geral:

Renato Anelli

 

Coordenação Adjunta:

Ana Lúcia Cerávolo

 

Levantamento e sistematização de documentos históricos:

Aline Coelho Sanches Corato.

 

Pesquisa e sistematização de desenhos do estado atual do conjunto em formatos digitais:

Marcio Minto Fabrício

 

Avaliação e diretrizes - plano de gestão e conservação dos edifícios:

João Adriano Rossignolo

 

Avaliação e diretrizes - plano de gestão e conservação do paisagismo:

Luciana Schenk.

 Supervisão e consultoria

Marcelo Suzuki

Beatriz M. Kuhl

Osny Pellegrino Ferreira
destaque_10032015_pb


Contato

Visite a Casa de Vidro

Informações:
institutobardi@institutobardi.com.br

Sugestões:
ouvidoria@institutobardi.com.br

Rua General Almério de Moura, 200
05690-080 - São Paulo / SP - Brasil

Créditos

Os textos, imagens fotográficas, desenhos, vídeos e todo o material veiculado neste website são protegidos pela Lei dos Direitos Autorais.

O Instituto Lina Bo e P. M. Bardi é proprietário dos direitos relacionados ao nome, imagem, voz, assinatura e representações visuais de Lina Bo Bardi e Pietro Maria Bardi e dos direitos autorais sobre suas respectivas obras.

A reprodução de textos, desenhos e outras obras intelectuais de autoria de Lina Bo Bardi e P. M. Bardi sujeitam-se à prévia e expressa autorização do Instituto Lina Bo e P. M. Bardi podendo ser solicitada via e-mail. pesquisa@institutobardi.com.br

Incentivo a cultura 2015/2016


Mantenedor 2015/2016


Mantenedor 2015


Projeto Acervo Bardi 2015/2016


Projetos 2012/2013 patrocínio


Apoio