10 de outubro de 2016
Design em Debate na Casa de Vidro

 

Um painel composto por cinco profissionais ligados ao design acontecerá dia 15 de outubro na Casa de Vidro como parte da programação prevista para coincidir com a abertura da mostra Lina Bo Bardi: Together, que inaugura no SESC Pompeia, São Paulo, dia 11 próximo.

O encontro, denominado Lina de Bacia: Design em Debate, contará com a participação de Giancarlo Latorraca, Ethel Leon, Baba Vacaro e Noemi Blager, além da moderadora Ruth Verde Zein.

Na data haverá uma exposição na Casa de Vidro dos desenhos originais da Bowl Chair, criada por Lina em 1951, e de outros projetos concebidos por ela em torno do desenho básico da Bowl Chair, uma forma sempre presente no trabalho da arquiteta.

A poltrona original e uma Bardi´s Bowl Chair doada ao Instituto pela Arper, empresa italiana detentora dos direitos de fabricação da peça e patrocinadora do evento, estarão expostas no local. Nunca antes industrializada, a Bardi´s Bowl Chair é atualmente produzida pela Arper numa edição limitada numerada de 500 peças, em parceria com o Instituto. O projeto permitiu criar e promover a mostra mundial “Lina Bo Bardi: Together”, um tributo ao legado da arquiteta italiana no Brasil.

Lina de Bacia: Design em Debate

Estudiosos da obra de Lina Bo Bardi, os participantes enfocarão suas apresentações em temas diferentes. A arquiteta e curadora argentina Noemi Blager, idealizadora da mostra Lina Bo Bardi: Together, vai tratar de dois aspectos: o gosto e como este afeta o design de identidade local e o processo de tradução cultural vivenciado por Lina.

Baba Vacaro, designer responsável pela direção de criação da dpot, loja que vende a Bardi´s Bowl Chair no Brasil, apresentará a ideia proposta por Lina: “o homem como foco do projeto" – no produto e na arquitetura, uma das grandes contribuições do pensamento da arquiteta para o design contemporâneo.

Diretor do Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, Giancarlo Latorraca, proporá uma reflexão sobre a folclorização da imagem de Lina e o consequente distanciamento de suas ideias iniciais, questionando o que se busca sobre Lina hoje. Já a professora e editora Ethel Leon vai tratar das relações internacionais na produção de Lina Bo Bardi.

O evento terá início às 11h do sábado, dia 15 de outubro, com um coquetel de boas vindas. O painel acontecerá das 11h30 às 13h. Vagas limitadas.

A confirmação de presença deve ser feita até dia 12 de outubro, pelo e-mail:bardisbowlchair@arper.com ou pelo tel: 11 3743-3875.

Instituto Lina Bo e P.M. Bardi

  1. Gen. Almério de Moura, 200 – Morumbi – São Paulo

Informações pelo telefone (11) 3743.3875

lbb_e-invite-2_saupaulo_portuguese_b

 

Os participantes:

NOEMI BLAGER é arquiteta e curadora de Buenos Aires, hoje baseada em Londres. Ela é advisor da Lina Bo Bardi Fellowship, projeto do British Council que visa criar relações entre artistas britânicos e brasileiros. Curadora da mostra Lina Bo Bardi: Together, em exibição no  SESC Pompeia.

BABA VACARO é designer. Como diretora de criação da dpot  é responsável pela reedição de peças icônicas de grandes mestres do design e pela edição de peças de jovens talentos. Palestrante, produtora cultural, é roteirista do programa Casa Brasileira (GNT) e assina o programa Navega, na rádio Eldorado SP.

Giancarlo Latorraca é arquiteto e professor. Trabalhou no Instituto Lina Bo e P.M. Bardi. Possui ampla experiência em projetos expositivos, museográficos e de pesquisa, edição e curadoria. Atualmente é Diretor Técnico do Museu da Casa Brasileira em São Paulo.

Ethel Leon é professora de história do Design, editora da revista eletrônica de design Agitprop (2008-2015). Autora, entre outros, dos livros Design brasileiro, quem fez quem faz Memórias do Design Brasileiro.

Moderadora:

RUTH VERDE ZEIN, arquiteta, doutora em Teoria e Crítica da Arquitetura, professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Coordenadora do Núcleo Docomomo-SP. Conferencista internacional, autora de dezenas de artigos e vários livros sobre arquitetura moderna e contemporânea.

Arper e o Instituto Lina Bo Bardi

Tanto a exposição Together como o painel de discussão são patrocinados pela empresa italiana de móveis de design Arper.

Detentora do direito de reprodução da Bowl Chair, a Arper mantém relação abrangente com o Instituto Lina Bo e Pietro Maria Bardi. Parte dos recursos provenientes da venda das Bardi´s Bowl Chairs são destinados pela empresa para o financiamento da instituição e também para a promoção da mostra Lina Bo Bardi: Together, que já percorreu 11 cidades até chegar a São Paulo este mês.

Mais informações na Profession Comunicações

Isa Melaragno isa@profession.com.br

Daniela Bonacorso daniela@profession.com.br

Tel: (11)3816.3769/ www.profession.com.br

 


Contato

Visite a Casa de Vidro

Informações:
institutobardi@institutobardi.com.br

Sugestões:
ouvidoria@institutobardi.com.br

Rua General Almério de Moura, 200
05690-080 - São Paulo / SP - Brasil

Créditos

Os textos, imagens fotográficas, desenhos, vídeos e todo o material veiculado neste website são protegidos pela Lei dos Direitos Autorais.

O Instituto Lina Bo e P. M. Bardi é proprietário dos direitos relacionados ao nome, imagem, voz, assinatura e representações visuais de Lina Bo Bardi e Pietro Maria Bardi e dos direitos autorais sobre suas respectivas obras.

A reprodução de textos, desenhos e outras obras intelectuais de autoria de Lina Bo Bardi e P. M. Bardi sujeitam-se à prévia e expressa autorização do Instituto Lina Bo e P. M. Bardi podendo ser solicitada via e-mail. pesquisa@institutobardi.com.br

Incentivo a cultura 2015/2016


Mantenedor 2015/2016


Mantenedor 2015


Projeto Acervo Bardi 2015/2016


Projetos 2012/2013 patrocínio


Apoio