17 de janeiro de 2020
Margareth Menezes abre programação de verão na Casa de Vidro

af-ins-0001_20a-pavilhao-de-verao-margareth-v33-2Apresentação especial da artista baiana acontece no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, às 12h no jardim da icônica residência do casal Lina Bo e P. M. Bardi.

No próximo dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, o Instituto Bardi / Casa de Vidro recebe no jardim da Casa de Vidro a artista baiana, Margareth Menezes, que abre, com energia e entusiasmo, a programação de verão do Instituto destinada a arrecadar recursos para a manutenção das atividades em 2020.

Margareth Menezes traz para a Casa de Vidro a energia e a força da mulher, com repertório que perpassa seus 32 anos de carreira e a nova fase com o álbum, lançado no final de 2019. São canções contundentes que retratam de forma única a mulher, o poder feminino e a questão do negro na sociedade, com foco em protagonismo e transformação.

Para Waldick Jatobá, diretor-presidente do Instituto Bardi, a poesia energética e atual de Margareth tem muito a ver com o pensamento de Lina e Pietro Maria Bardi, grandes protagonistas culturais, que permitiram ao Brasil atingir um novo patamar nas diferentes expressões de arte, tendo como base a reflexão e a ousadia, permeadas por um sentimento incansável de valorização do que é da nossa terra, do povo.

O evento, segundo o diretor do Instituto, conta com apoio especial do Tivoli Mofarrej São Paulo que tem como iniciativa levar e promover arte para dentro e fora dos ambientes do hotel desde 2016, através do projeto Tivoli Art.

A ideia da programação, que acontece pelo segundo ano consecutivo Pavilhão de Verão, instalado no jardim da Casa de Vidro, é abrir espaço à diversidade e revelar o universo que envolve a Casa de Vidro: Lina recebia convidados cantando ópera, foi esteio do movimento tropicalista, na Bahia, onde estabeleceu vínculos marcantes com a música, restauro, memória, com o cinema novo de Glauber Rocha.

Waldick Jatobá ressalta ainda que até março, o Instituto terá muitas novidades e uma programação intensa contemplando: música, teatro, dança e, também, encontros, rodas de conversa, palestras sobre arte, arquitetura e design, além de atividades para a comunidade, como Yoga e cursos.

Instituto Bardi/Casa de Vidro

Criado em 1990 como Instituto Quadrante pelo casal Bardi, passou a chamar-se Instituto Lina Bo e P. M. Bardi partir de 1993. Hoje, como Instituto Bardi/ Casa de Vidro mantém o objetivo inicial de promover e estimular o estudo e a pesquisa nas áreas de arquitetura, design, arte e urbanismo no Brasil.

Os Bardi atuaram de forma relevante e incansável para a consolidação da área cultural no país. Historiador, crítico de arte e de arquitetura, Pietro Maria Bardi foi cofundador do MASP, dirigindo o Museu de 1947 a 1996. Lina Bo Bardi assinou o projeto arquitetônico, museográfico e educativo do MASP, atuando de forma arrojada também em design, educação, cinema, teatro e moda.

Com foco em exposições, publicações, workshops e conferências, o Instituto possibilita o acesso a diferentes aspectos do pensamento e da produção artística e cultural do país a partir do legado de Lina Bo e P. M. Bardi, preservado no acervo existente na Casa de Vidro.

Residência dos Bardi desde 1951, a Casa de Vidro, como ficou conhecida a primeira obra construída de Lina Bo Bardi, tornou-se um ícone da arquitetura moderna e representa de forma atemporal o pensamento e o modo de vida simples e engajado do casal.

Tombada pelo CONDEPHAAT, como patrimônio histórico em 1987, a Casa de Vidro abriga, hoje, a sede do Instituto e o acervo de Lina e Pietro, composto por mais de 40 mil itens.

Sobre Margareth Menezes Na Intimidade

Margareth Menezes Na Intimidade! Imprime o seu estilo próprio e solta sua voz forte em uma versão mais leve de seu trabalho. No repertório, ela traz canções da MPB, algumas raras em suas apresentações, sucessos de carreira e músicas autorais. Em seus momentos de intimidade com o público, Margareth gosta de mostrar músicas que influenciaram a sua carreira e que ainda influencia através de novas composições. A escolha é sempre por temas que falam do momento atual do país, do universo feminino, da natureza e de suas próprias reflexões. São canções que passeiam pelos Tribalistas, como sua parceria em Passe em casa e outras de autoria de Carlinhos Brown, Flávia Venceslau e de compositores que gravou, também no clima mais intimista, no disco Naturalmente, em 2008. “Na intimidade é um show diferente, que surgiu dentro do meu ambiente de estudo e pesquisa da sonoridade do AfroPop para esta linguagem mais minimalista. Não faltam os meus sucessos de carreira e composições autorais com uma outra releitura”, revela Margareth. M

Sobre Tivoli Mofarrej São Paulo

Localização privilegiada, situado no melhor bairro de São Paulo, no coração dos Jardins, na Alameda Santos. O Tivoli Mofarrej se encontra próximo as mais elegantes boutiques da Rua Oscar Freire e está a menos de um quarteirão do maior centro financeiro nacional: a Avenida Paulista. Membro da The Leading Hotels of The World, a seleta lista dos melhores hotéis do mundo, o hotel possui 217 apartamentos, equipados com as mais recentes inovações tecnológicas aliadas à elegância da sua decoração. No Tivoli Mofarrej, a vida assume um requinte e uma sofisticação ímpar, dedicado a todos aqueles que querem viver uma experiência única.

Serviço:

Programação

Data: 25 de janeiro, às 12h

Show Margareth Menezes

Local: Casa de Vidro

Rua General Almério de Moura, 200 – Morumbi- SP

 

Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/64178/d/80672/s/420577

Informações: 11- 3744.9902


Contato

Visite a Casa de Vidro

Informações:
info@institutobardi.org

Sugestões:
ouvidoria@institutobardi.org

Rua General Almério de Moura, 200
05690-080 - São Paulo / SP - Brasil

Créditos

Os textos, imagens fotográficas, desenhos, vídeos e todo o material veiculado neste website são protegidos pela Lei dos Direitos Autorais.

O Instituto Lina Bo e P. M. Bardi é proprietário dos direitos relacionados ao nome, imagem, voz, assinatura e representações visuais de Lina Bo Bardi e Pietro Maria Bardi e dos direitos autorais sobre suas respectivas obras.

A reprodução de textos, desenhos e outras obras intelectuais de autoria de Lina Bo Bardi e P. M. Bardi sujeitam-se à prévia e expressa autorização do Instituto Lina Bo e P. M. Bardi podendo ser solicitada via e-mail. info@institutobardi.org

Incentivo a cultura 2015/2016


Mantenedor 2015/2016


Mantenedor 2015


Projeto Acervo Bardi 2015/2016


Projetos 2012/2013 patrocínio


Apoio