1 de dezembro de 2019
Instituto Bardi e Editora da Unicamp lançam livro sobre P. M. Bardi

20191128_-livro-bardi-convite-1

 

 

 

 

 

 

 

 

O  lançamento, que acontece no próximo dia 07 de dezembro a partir das 14h, no Pavilhão de Verão, instalado no jardim da Casa de Vidro, marca o início das comemorações dos 120 anos de P. M. Bardi.

 

Pietro Maria Bardi, Construtor de um novo paradigma cultural, da Editora da Unicamp, é um livro necessário. Organizado por Nelson Aguilar, professor de história da arte - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, reúne textos de pesquisadores brasileiros e italianos sobre o pensamento do Professor Bardi, como era conhecido, sobre o Masp, criado em 1947.

Com o ideal de Museu para todos, tem início uma nova visão da cultura no país, muito além da estruturação da área e formação profissional. O Professor Bardi foi responsável por colocar o Brasil no cenário cultural internacional, valorizando, a partir do olhar abrangente e instigante da arte, o que é mais importante em qualquer instituição: as pessoas.

Para Nelson Aguilar, a obra, resultado do I Simpósio Internacional Pietro Maria Bardi, Construtor de um novo paradigma cultural, realizado em 2011 na Unicamp e estendendo-se ao Masp, com as contribuições atualizadas, estabelece a ponte entre o que foi o museu e o que poderá vir a ser.

 

Professor Bardi: 120 anos

Jornalista, historiador, crítico de arte, colecionador, marchand, escritor, Bardi junto com Assis Chateaubriand, foi o fundador Museu de Arte de Paulo – MASP, um dos mais importantes museus do hemisfério sul, do qual esteve à frente por 45 anos consecutivos, como diretor.

O Professor Bardi, como era conhecido, nasceu em La Spezia, Itália, em 21 de fevereiro de 1900. Um de seus principais interesses durante os 99 anos de vida, dedicada a compartilhar conhecimento, foi escrever. Com conhecimento profundo de arte, arquitetura e do ofício de viver encontrou na crítica a expressão exata de seu pensamento.

Casado com Lina Bo desde 1946, ano em que o casal chegou ao Brasil, compartilhou com a arquiteta trabalho, ideias, interesses e uma vida voltada à promover e valorizar a cultura brasileira.

 

Serviço:

 

Título: Pietro Maria Bardi, Construtor de um novo paradigma cultural

Organização: Nelson Aguilar

Ficha técnica: 1a edição, 2019; 224 páginas; formato: 16 x 23 cm;

ISBN: 978-85-268-1507-0

Área de interesse: História da arte e das instituições artísticas

Site: Principal | Outras | Artes plásticas

Preço: R$ 50,00

Lançamento: 07.12.2019 - às 14h

 

Local: Casa de Vidro - Pavilhão de Verão: Rua General Almerio de Moura, 200 - Morumbi- São Paulo

 

Sinopse: Este livro reúne trabalhos de pesquisadores brasileiros e italianos a respeito de Pietro Maria Bardi, de alguns de seus mais notáveis colaboradores e da empreitada de conceber uma instituição nos moldes do Museu de Arte de São Paulo, em um contexto de formação de público na São Paulo de fins dos anos 1940 e início da década seguinte. Os capítulos analisam o pensamento insigne de Bardi ainda na Itália e ao conceber o Masp, um museu com porosidade e acessível a todos. Exploram o contexto, o impacto e a importância de sua fundação, de seu desenvolvimento e de seu lugar na arte e na cultura brasileiras. Sem Bardi e seus colaboradores, dificilmente desfrutaríamos do patamar artístico que hoje ostentamos.

 

Organizador: Nelson Aguilar leciona história da arte no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Foi curador-geral de diversos eventos, entre os quais a 22a e a 23a Bienais de São Paulo (1994 e 1996), a Mostra do Redescobrimento (2000) e a 4a Bienal do Mercosul (2003). Organizou a coletânea Fenomenologia e arte do filósofo francês Henri Maldiney (Edusp). Nelson Aguilar é conselheiro do Instituto Bardi desde 2016.

 

Mais informações

Instituto Bardi/ casa de Vidro

Eloisa Mara


Contato

Visite a Casa de Vidro

Informações:
info@institutobardi.org

Sugestões:
ouvidoria@institutobardi.org

Rua General Almério de Moura, 200
05690-080 - São Paulo / SP - Brasil

Créditos

Os textos, imagens fotográficas, desenhos, vídeos e todo o material veiculado neste website são protegidos pela Lei dos Direitos Autorais.

O Instituto Lina Bo e P. M. Bardi é proprietário dos direitos relacionados ao nome, imagem, voz, assinatura e representações visuais de Lina Bo Bardi e Pietro Maria Bardi e dos direitos autorais sobre suas respectivas obras.

A reprodução de textos, desenhos e outras obras intelectuais de autoria de Lina Bo Bardi e P. M. Bardi sujeitam-se à prévia e expressa autorização do Instituto Lina Bo e P. M. Bardi podendo ser solicitada via e-mail. info@institutobardi.org

Incentivo a cultura 2015/2016


Mantenedor 2015/2016


Mantenedor 2015


Projeto Acervo Bardi 2015/2016


Projetos 2012/2013 patrocínio


Apoio