24 de setembro de 2019
O Instituto Bardi/ Casa de Vidro participa da 13ª Primavera dos Museus

card_programacao-cv

De 25 a 28 de setembro, programação envolve exposição e homenagem à presidente do Conselho de Administração, Sonia Guarita, in memoriam

 

Com o tema  “Museus por dentro, por dentro dos museus”, a 13ª edição da Primavera dos Museus- Ibram, que acontece de 23 a 29 de setembro, busca estimular atividades com foco na reflexão e trocas de experiências no sentido de "entender e se envolver " com o espaço museológico.

Neste contexto, o Instituto Bardi/Casa de Vidro estruturou duas atividades que relevam a visão e estrutura de funcionamento de uma Casa- Museu, tipologia da Casa Vidro, sede do Instituto Bardi, que abriga também o acervo do casal Lina Bo e P. M. Bardi, com mais de 40 mil itens.

 Tributo à Sonia Helena Guarita do Amaral, primeira atividade que abre a programação no dia 25 de setembro, traz uma homenagem à presidente do Conselho de Administração do Instituto Bardi/Casa de Vidro, que completaria 80 anos nesta data.

A visão de gestão e o forte viés de educação integram a abordagem da contribuição da Museólogoa e Historiadora, Sonia Guarita, para o universo das casas-museus no de Brasil e Exterior.

Com atuação em instituições, como DEMHIST e Icom, Sonia, que faleceu em 15 de agosto de 2019, sua visão da importância da educação em museus resultou na criação do Programa Educativo do Instituto, em 2015, que já atendeu mais de 30 mil visitantes nos últimos quatro anos.

Especialmente nesta quarta, a Casa de Vidro abre ao público com acesso gratuito.

 

Casa de Vidro: Particularidades de uma Casa- Museu

Apresentar a tipologia Museu-Casa ou Casa-Museu, origem e requisitos para esta classificação, a dimensão privado/público e as práticas museológicas efetivas como: documentação, catalogação, conservação, exposição e educação, revelando suas particularidades e diferenças em relação aos museus tradicionais.

A exposição, que revela o funcionamento da Casa de Vidro tem lugar no grande salão, e reúne, em mesa redonda, textos e imagens sobre os processos museológicos, com foco em acervo e a relação com os diferentes públicos, em especial visitantes e pesquisadores do Brasil e Exterior.

De 25 de setembro a 06 de outubro, o espaço interno da Casa de Vidro traz apresenta o formato original de residência, com mobiliário e objetos que remetem a um dos diferentes momentos e formatos da Casa, onde o  casal Lina e Pietro, viveu por mais de 40 anos.

 

 Serviço:

Instituto Bardi / Casa de Vidro

Tributo à Sonia Guarita – 25.09 – entrada franca

Exposição: Casa de Vidro: Particularidades de uma Casa-Museu

Data: 26 a 28 de setembro

De quinta a sábado nos seguintes horários: 10h, 11h30, 14h e 15h30.

Ingressos: R$30,00 (inteira) e R$15,00 (estudantes, professores, terceira idade e Amigos MASP).

Local: General Almerio de Moura 200 – Morumbi – São Paulo

Informações: 3744.9902

 


Contato

Visite a Casa de Vidro

Informações:
info@institutobardi.org

Sugestões:
ouvidoria@institutobardi.org

Rua General Almério de Moura, 200
05690-080 - São Paulo / SP - Brasil

Créditos

Os textos, imagens fotográficas, desenhos, vídeos e todo o material veiculado neste website são protegidos pela Lei dos Direitos Autorais.

O Instituto Lina Bo e P. M. Bardi é proprietário dos direitos relacionados ao nome, imagem, voz, assinatura e representações visuais de Lina Bo Bardi e Pietro Maria Bardi e dos direitos autorais sobre suas respectivas obras.

A reprodução de textos, desenhos e outras obras intelectuais de autoria de Lina Bo Bardi e P. M. Bardi sujeitam-se à prévia e expressa autorização do Instituto Lina Bo e P. M. Bardi podendo ser solicitada via e-mail. info@institutobardi.org

Incentivo a cultura 2015/2016


Mantenedor 2015/2016


Mantenedor 2015


Projeto Acervo Bardi 2015/2016


Projetos 2012/2013 patrocínio


Apoio