5 de agosto de 2019
O Estudio Campana comemoras 35 anos de história com uma instalação na Casa de Vidro

A celebração acontece no próximo dia 10 de agosto, juntamente com o lançamento da coleção miniaturas Desconfortáveis. A instalação, que fica aberta ao público até o dia 20 de setembro, tem patrocínio master da Firma Casa, representante das peças do Estudio no Brasil, e patrocínio da Amazônia Móveis.

Instalação no Instituto Bardi / Casa de Vidro

A escolha da Casa de Vidro para celebrar este momento especial não foi por acaso. A residência, hoje sede do Instituto Bardi, foi projetada e habitada por Lina Bo Bardi, grande referência dos irmãos Campana ao longo de suas carreiras. Inspirados na beleza do jardim ao redor da casa, criaram um conceito para uma instalação que traz a natureza para dentro da arquitetura, contrapondo o espaço interno contra externo; o construído e o natural.

A instalação, formada por colunas cobertas de piaçava, será produzida pela Amazônia Móveis, parceira do Estudio Campana especialista em tramados e fibras naturais, coincidindo com os 25 anos da Firma Casa, representante exclusiva das peças Campana em São Paulo.

Coleção Desconfortáveis: Edição Miniaturas

A coleção Desconfortáveis foi criada no fim dos anos 80 a partir de uma inquietação dos irmãos Campana de procurar uma linguagem genuinamente brasileira. O processo criativo foi altamente intuitivo, explorando o tema da distopia de maneira poética, livre e despreocupada ao mesmo tempo em que questionava as raízes do Brasil.

As peças, de ferro, destacavam a imperfeição e deixavam a construção exposta, criando uma estética artística expressiva, escultural, trazendo um discurso irônico, rebelde, um grito de liberdade num momento em que o país saía da ditadura.

Desconfortáveis surgiu de uma catarse após um acidente de bote que Humberto Campana sofreu no Rio Colorado em 1988, quando ficou preso em um redemoinho que quase o matou. Poucas horas mais tarde criou o desenho da espiral que foi a base da cadeira Positivo, feita em ferro com um maçarico de fogo, na sua volta ao Brasil.

A partir das sobras dessa cadeira, Fernando Campana construiu a Negativo. Outros vinte designs foram criados posteriormente e expostos na galeria Nucleon 8 na Vila Madalena, em 29 de junho de 1989. A receptividade do público foi curiosa e gradual pois o conceito de uma cadeira desconfortável era algo bastante inusitado. Hoje elas são peças únicas de coleção presentes em vários países, e muito raras no mercado.

Este lançamento da edição limitada de miniaturas é um momento especial pois resgata o começo da trajetória dos irmãos Campana e celebra os 30 anos dessa coleção refletindo sobre as inquietações que deram origem ao que viria ser a primeira colaboração de muitas entre Humberto e Fernando e que alcançariam reconhecimento internacional poucos anos depois.

convite-campanaAs miniaturas estão disponíveis em dez modelos diferentes para compra através do Instituto Campana no e-mail info@institutocampana.org.br . Toda a renda obtida com as vendas das peças será revertida para os projetos sociais do instituto.

 

Serviço:

 

Instituto Bardi / Casa de Vidro

Instalação: Jardim Suspenso – Irmãos Campana

Abertura para convidados: 10.08. 2019 das 11h às 15h

Visitação – de 15 de agosto a 20 de setembro de 2019

De quinta a sábado nos seguintes horários: 10h, 11h30, 14h e 15h30min.

Ingressos: R$30,00 (inteira) e R$15,00 (estudantes, professores, terceira idade e Amigos MASP).

Local: General Almerio de Moura 200 – Morumbi – São Paulo

Informações: 3744.9902

 


Contato

Visite a Casa de Vidro

Informações:
info@institutobardi.org

Sugestões:
ouvidoria@institutobardi.org

Rua General Almério de Moura, 200
05690-080 - São Paulo / SP - Brasil

Créditos

Os textos, imagens fotográficas, desenhos, vídeos e todo o material veiculado neste website são protegidos pela Lei dos Direitos Autorais.

O Instituto Lina Bo e P. M. Bardi é proprietário dos direitos relacionados ao nome, imagem, voz, assinatura e representações visuais de Lina Bo Bardi e Pietro Maria Bardi e dos direitos autorais sobre suas respectivas obras.

A reprodução de textos, desenhos e outras obras intelectuais de autoria de Lina Bo Bardi e P. M. Bardi sujeitam-se à prévia e expressa autorização do Instituto Lina Bo e P. M. Bardi podendo ser solicitada via e-mail. info@institutobardi.org

Incentivo a cultura 2015/2016


Mantenedor 2015/2016


Mantenedor 2015


Projeto Acervo Bardi 2015/2016


Projetos 2012/2013 patrocínio


Apoio