10 de abril de 2018
Exposição: A Casa como casa – Exposição: A Casa como casa Residência e estilo de vida do casal Bardi

Em maio de 1990, o casal Bardi funda o Instituto Quadrante para consolidar a proposta de difusão cultural no país.  Em março de 1993, um ano após a morte de Lina, decide-se mudar o nome para Instituto Lina Bo e P. M. Bardi.

Hoje, o Instituto, a exemplo dos Bardi, busca se renovar com objetivo de atingir novos públicos, modernizar o entendimento como museu e debater sua missão cultural, visando o equilíbrio entre exposições temáticas, exposições de artistas e mostras do próprio acervo.

"A exposição marca também o lançamento do nome INSTITUTO BARDI / CASA DE VIDRO e, para celebrar, reconstituímos a composição da sala da Casa de Vidro na forma mais próxima possível daquela que tinha nos últimos anos de vida da Lina e Pietro. Através de moveis, tapetes, objetos, livros e plantas, a exposição “A Casa como casa” pretende recuperar  atmosfera e o modo de vida do casal", explica Sol Camacho, curadora da exposição e diretora cultural do Instituto.

A Casa de Vidro, residência do Casal Bardi por quase 50 anos (1951 -1999) foi cenário da vida destes intelectuais italianos que escolheram o Brasil como pátria.  A casa, alem de ser um exercício de arquitetura de vanguarda e um lugar de experimentação dos projetos da arquiteta Lina Bo Bardi, foi o espaço intimo de vida, o lugar onde Pietro e Lina trabalhavam  exposições, escreviam  livros, projetavam edifícios, moveis e objetos.

O número 200 da Rua General Almeiro de Moura, no Morumbi, foi também durante décadas local para recepção de amigos, artistas, galeristas, intelectuais e politícos; e por iniciativa do casal, foi tombada e transformada em sede do Instituto, que desde 1990 atua na difusão de cultura, arte, design, arquitetura e urbanismo.

Nos últimos anos, a Casa tem recebido exposições de porte internacional tendo como palco o grande salão envidraçado, um ponto de encontro para o mundo da arte.

 

Serviço

 

Exposição: “A Casa como Casa”,

Curadoria: Sol Camacho - Diretora Cultural

Visitação: de 12 de abril a 02 de junho de 2018

Quinta à Sábado : horários 10h15, 11h45, 14h e 15h30

Local: Casa de Vidro -Rua General Almeiro de Moura 200 -Morumbi, São Paulo

Ingresso: R$ 20,00 e R$10,00 estudantes4casa-de-vidro-arnaldo-pappardalo-1998

 


Contato

Visite a Casa de Vidro

Informações:
info@institutobardi.org

Sugestões:
ouvidoria@institutobardi.org

Rua General Almério de Moura, 200
05690-080 - São Paulo / SP - Brasil

Créditos

Os textos, imagens fotográficas, desenhos, vídeos e todo o material veiculado neste website são protegidos pela Lei dos Direitos Autorais.

O Instituto Lina Bo e P. M. Bardi é proprietário dos direitos relacionados ao nome, imagem, voz, assinatura e representações visuais de Lina Bo Bardi e Pietro Maria Bardi e dos direitos autorais sobre suas respectivas obras.

A reprodução de textos, desenhos e outras obras intelectuais de autoria de Lina Bo Bardi e P. M. Bardi sujeitam-se à prévia e expressa autorização do Instituto Lina Bo e P. M. Bardi podendo ser solicitada via e-mail. info@institutobardi.org

Incentivo a cultura 2015/2016


Mantenedor 2015/2016


Mantenedor 2015


Projeto Acervo Bardi 2015/2016


Projetos 2012/2013 patrocínio


Apoio