12 de setembro de 2017
Jardim da Casa de Vidro é destaque na programação da 11ª Primavera dos Museus- Ibram

cartaz11pm_digitalDe 18 a 24 de setembro, a Casa de Vidro, sede do Instituto Bardi, se transforma em palco de sete atividades temáticas, envolvendo o jardim, plantado por Lina Bo Bardi, que reúne espécies vegetais exóticas e nativas em uma área de mais de 7 mil m2.

A programação elaborada de forma especial para a 11ª Primavera dos Museus, promovida pelo IBRAM, envolve oficinas, visitas mediadas, ação com famílias, palestra e exposição relacionada ao tema, buscando um olhar reflexivo e também participativo sobre os espaços interno e externo da Casa de Vidro.

O destaque da programação é a exposição Acervo Aberto: O JARDIM da Casa de Vidro – um projeto em contínua construção que inaugura uma nova proposta de apresentar ao público aspectos do relevante universo de conteúdos existente na Casa de Vidro. Nesta primeira iniciativa, Acervo Aberto traz obras de autoria de Lina Bo Bardi sobre o Jardim e sua visão única de integração e usos de espaços.

Confira a programação completa.

 

Educativo

Visitas mediadas

Memórias e histórias do jardim

Datas: 21 e 22/09

Horário: 11h00

A visita temática tem como proposta a abordagem dos diferentes tempos e usos do jardim da Casa de Vidro e as correlações dos participantes com o espaço. Não é necessário se inscrever previamente. Mediação: Julia Paccola.

Oficinas:

LabVerde -Jardim Vertical

Data: 21/09

Horário: 14h00

Construção de um jardim vertical com plantas ornamentais na área externa da Casa de Vidro. Inscrições pelo e-mail: agendamentoeducativo@institutobardi.org.

Participação: Julia Paccola e Diogo Horvarth.

 LabVerde- Canteiros – A horta da Casa de Vidro

 Data: 22/09

Horário: 14h00

Oficina de preparo e plantio de ervas aromáticas e medicinais nos canteiros originais do jardim da Casa de Vidro. Inscrições pelo e-mailagendamentoeducativo@institutobardi.org.

Participação: Diogo Horvarth e José Lebkuchen 

Ação com Famílias

Expedição ao jardim da Casa de Vidro

Data: 23/09

Horário: 10h00 às 12h

Ação lúdica com o objetivo de descobrir a diversidade e as transformações do jardim da Casa de Vidro ao longo do tempo, com dinâmica semelhante a um jogo de caça ao tesouro, utilizando fotografias antigas. A atividade envolve ainda a construção de um jardim coletivo.

Inscrições pelo e-mail: agendamentoeducativo@institutobardi.org.

Mediação: Auana Diniz

Palestra

O Jardim da Casa de Vidro – Transformações da Paisagem

Data: 23/09

Horário: 15h30

Apresentação da gênese do jardim da Casa de Vidro com enfoque na paisagem desta região da cidade ao longo de seis décadas. Atualidades e Perspectivas.

Apresentação: Dra. Luciana B. Schenk, Arquiteta e Urbanista, integrante da equipe de pesquisa do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP – São Carlos para a elaboração do Plano de gestão e conservação da Casa de Vidro, patrocinado pelo Programa “Keept it Modern – Getty Foundation” e coordenadora da equipe de pesquisa de paisagismo e profa. Lígia Teresa Paludetto Silva, arquiteta e urbanista, integrante da equipe de paisagismo. Esta equipe desenvolve pesquisa do jardim da Casa de Vidro.

Participação: Luciana Bongiovanni Schenk e Ligia Teresa Paludetto Silva

Exposição

 Acervo Aberto: O JARDIM DA CASA DE VIDRO: UM PROJETO EM CONTINUA CONSTRUÇÃO

Curadoria : Instituto Bardi / Casa de Vidro

Curadora: Sol Camacho

Co-Curadora: Sonia Guarita (Presidente do Conselho)

Co-Curadora: Anna Carboncini (Membro do Conselho)

Colaboração: Equipe de Pesquisa do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP- Sao Carlos, projeto - Plano de Conservação da Casa de Vidro que integra o programa Keeping it Modern 2016/ Getty Foundation- Coordenadora: Luciana Schenk . Pesquisadora: Ligia Teresa Paludetto Silva

Acervo Instituto Bardi: Marcella Carvalho, Carolina Tatani

Assitentes: Roberto Legeri, Larissa Guimaraes, Diogo Horvath

 De 18 a 24 de setembro de 2017

Horários: 10h15, 11h45, 14 e 15h30

Ingressos: R$ 20,00 inteira, R$ 10,00 - estudantes, professores e terceira idade.

Informações: 11 -3744.9902


Contato

Visite a Casa de Vidro

Informações:
institutobardi@institutobardi.com.br

Sugestões:
ouvidoria@institutobardi.com.br

Rua General Almério de Moura, 200
05690-080 - São Paulo / SP - Brasil

Créditos

Os textos, imagens fotográficas, desenhos, vídeos e todo o material veiculado neste website são protegidos pela Lei dos Direitos Autorais.

O Instituto Lina Bo e P. M. Bardi é proprietário dos direitos relacionados ao nome, imagem, voz, assinatura e representações visuais de Lina Bo Bardi e Pietro Maria Bardi e dos direitos autorais sobre suas respectivas obras.

A reprodução de textos, desenhos e outras obras intelectuais de autoria de Lina Bo Bardi e P. M. Bardi sujeitam-se à prévia e expressa autorização do Instituto Lina Bo e P. M. Bardi podendo ser solicitada via e-mail. pesquisa@institutobardi.com.br

Incentivo a cultura 2015/2016


Mantenedor 2015/2016


Mantenedor 2015


Projeto Acervo Bardi 2015/2016


Projetos 2012/2013 patrocínio


Apoio